segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

'Escalaminhada' rumo ao cume do Pão de Açúcar

O blog Além do Trivial surgiu para interagir a respeito de diversas temáticas, principalmente auxiliando para construirmos um efetivo processo de transformação da sociedade em que vivemos. Ultimamente, por conta dos compromissos acadêmicos, os textos acabaram centrando-se na relação das temáticas Botafogo, futebol, torcida, política e sociedade, que culminaram numa coletânea que será publicada no livro "Botafogo, uma Paixão Além do Trivial" daqui a algumas semanas.

Enfim, muitas pessoas em alguns momentos reclamam que só faço críticas ou acusações ao Estado do RJ e à 'Cidade Maravilhosa', mesmo reconhecendo na maioria das vezes que tais reflexões são importantes em tempos de farsas como o 'choque de ordem', de irresponsabilidades sociais que impulsionam catástrofes após a ação dos fenômenos da natureza e de privilégios aos setores dominantes para adequar nossa cidade aos mega-eventos esportivos. A postagem de hoje tentará socializar um pouco das belas imagens existentes em nossa cidade, obviamente apresentando questões que caminham além do trivial.

Já publicara em outro momento uma subida com minha antiga turma de alunos ao morro da Urca (http://alemdotrivial.blogspot.com/2009/12/turma-3001-do-cepurb-na-trilha-da-urca.html) e sempre tive vontade de realizar o trajeto (bem mais complicado) até o morro do Pão de Açúcar. Ontem, numa bela  e demasiadamente calorenta manhã de Domingo, tive a oportunidade de subir, numa caminhada com trecho de escalada, os cerca de 395m de altura do morro, conhecido nacional e internacionalmente, que fornece belos cartões postais de nossa cidade. Apesar do perrengue no finalzinho do trecho da escalada, devido ao excesso de calor, ao tênis escorregadio e à minha perda de virgindade em escaladas, foi uma aventura emocionante. Devo merecer uma média 6,0 pra atuação e desempenho. rs 

Lá de cima, era possível observar como realmente é maravilhosa a nossa cidade, que deve e precisa ser preservada para que todos e todas tenham acesso, incluindo as futuras gerações. Vale ressaltar a importância da segurança e da responsabilidade para realizar tais aventuras, que devem ser feitas com pessoas com experiência e conhecimento, evitando quaisquer problemas. Além disso, não sujar o espaço também é essencial para preservarmos essas belas paisagens. Aproveitando o ensejo, ainda está muito cara a passagem para subir e descer de bondinho (Praia Vermelha - Morro da Urca - Morro do Pão de Açúcar), que custa R$33,00. Tudo isso é patrimônio da população carioca, fluminense e brasileira e não deve ser um espaço de lucratividade para a administradora, mas um espaço de visitação acessível a todos e todas.

Sem esquecer o lado bem-humorado, deixo registrados também as congratulações e os agradecimentos pela companhia da 'Equipe Cão' no Pão de Açúcar - Amandinha Gouveia, Paolla Moura, Vanessa Leite, Caíque Tibiriçá, Bruno Leite e eu.

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, compartilho abaixo um pouco da experiência de ontem.