sábado, 21 de maio de 2011

Dissertação defendida e aprovada

Na tarde do dia 21 de março de 2011, ocorreu a defesa de minha dissertação, intitulada "A Educação do Corpo e o Protagonismo Discente no Colégio Pedro II: mediações entre o ideário republicano e a memória histórica da instituição (1889-1937)". Como ex-aluno do Colégio, foi uma grande satisfação tê-lo como objeto de estudo no campo de História da Educação, possibilitando a ampliação de meu vínculo afetivo com a instituição que me formou durante sete anos, no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e onde iniciei minha militância como representante de turma e coordenador do Grêmio Estudantil.

Fruto de estudos e pesquisas ao longo de dois anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como integrante do Grupo de Estudos sobre História da Infância Brasileira, o trabalho obteve aprovação dos membros da Banca Examinadora, composta pela minha orientadora Profª Drª Irma Rizzini e pelas professoras Libânia Nacif Xavier  (UFRJ) e Alessandra Frota Martinez de Schueler (UFF), além de ter contado com a presença do suplente Prof. Dr. Waldyr Lins de Castro (UFF). A Banca considerou a dissertação "aprovada, destacando-se a relevância do tema, a qualidade da escrita e a riqueza da pesquisa documental, recomendando a divulgação em eventos científicos e a publicação em periódicos da área".

Aproveito a ocasião para agradecer a presença e o apoio de amigos, companheiros e familiares, assim como a convivência com os colegas, professores e funcionários do PPGE-UFRJ, a receptividade do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e a orientação da Professora Irma.

Para não alongar, compartilharei algumas imagens da ocasião.


Iniciando a apresentação do trabalho para a banca e os convidados.

 Bruno G. assessorando...

 Sendo arguido pela banca...

Fazendo graça pra foto enquanto a banca lê a ata... rs
 
  
Amigos, companheiros e familiares presentes!

 
 Irma Rizzini e Alessandra Schueler.

Com Waldyr Lins, suplente da Banca e importante professor de Educação Física.
 
 Tio Paulo, pai Mario e Cabral: professores de Educação Física.

 Fundadores e atuais militantes do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa!
Carlos, Brunão e Maurício.
Bruno G., eu e Vivian.

 Queridas Tias Dulce, Dulcinea e Eliane.

 Mari, colega do PPGE; Bruno G., Marcelão e Ana.

 Vó Dulce, mãe e pai, no campus da Praia Vermelha.

Companheira pra todas as horas!
 
Em família, num rodízio de pizzas e massas pra engordar e comemorar...