quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Inauguração do Blog Além do Trivial

Hoje inauguro o blog Além do Trivial, numa data repleta de significados: 15 de outubro é Dia do Professor. Apesar de pouca afeição às datas, inicio essa primeira postagem agradecendo a todos aqueles com quem tive a oportunidade do convívio ao lecionar. Certamente pude aprender com cada um de vocês, na Escolinha de Futsal do Grajaú Country Club (2004); nas Colônias de Férias no Sport Club Mackenzie (2005 a 2009) e na Creche Escola Esperança do Amanhã (2007); nas aulas de Natação do Projeto de Extensão de Atividades Aquáticas da EEFD-UFRJ (2006); e nas aulas de Forró do Projeto COMUNIDANÇA (2007); na Prática de Ensino no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana (2006); e no Colégio Pedro II, Unidade Engenho Novo II (2007); como professor de Educação Física no Colégio de Aplicação da UFRJ (2008); e atualmente no Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa, em Nilópolis; e na Escola Municipal Edilson Vignoli Marins, em Saquarema.


Para além dos presentes e congratulações, é demasiadamente gratificante e satisfatória a prática docente. Educar é um ato de amor, mas principalmente um instrumento de luta para criticarmos, questionarmos e subvertermos a atual organização da sociedade, cujas características se baseiam na exploração, na opressão de uma pequena parcela sobre a maior parte da população mundial, gerando conseqüências maléficas, como a fome, a miséria, o desemprego, a violência etc. As escolas precisam se entender enquanto síntese de uma complexidade que aglutina professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis, ou seja, a comunidade escolar em sua totalidade, para que avance no processo de conscientização e transformação efetiva da realidade. Por fim, parabéns a todos os educadores!


É minha pretensão utilizar esse blog como um espaço crítico e reflexivo, que se choque com o habitual, cuja tentativa é naturalizar a ordem vigente em nossos corpos, mentes e corações para a reprodução. Influenciado pelas palavras sempre inspiradoras do poeta Bertolt Brecht, cujo poema “Nada é impossível de mudar” me ajudou a chegar ao título desse veículo de comunicação, corto a fita para inaugurarmos Além do Trivial, com um simples poema de minha autoria, pretendendo sempre que possível atualizar e aguardando comentários e contribuições.


Além do Trivial

Nessa luta internacional
o desafio é enorme pois
almejamos uma ruptura radical
enquanto trabalhadores bravam por
uma nova ordem social
os dominantes decidem
a capa do próximo jornal

Se perguntamos
respondem que é normal
se questionamos pedem
calma é natural
se confrontamos
sempre foi é e será assim o habitual

Apesar de forças ocultas e explícitas
insistimos prosseguimos enxergamos e lutamos
além do trivial
aceitamos somente uma constatação
para um novo amanhã nossa estrada
é além do capital

Gabriel Marques



Nada É Impossível De Mudar

Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Bertolt Brecht

9 comentários:

  1. Gabriel, adorei o seu poema! Muito bom. Espero ver mais deles por aqui em breve rs
    Parabéns pelo seu novo blog. Sempre que possivel visitarei ;)
    Beijão,
    Bruna Souza

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Gabriel! A poesia é novidade pra mim, adorei também! E que venham muitos outros!

    Beijos, querido ;)

    ResponderExcluir
  3. Oii migoo... seu blog está muito legal espero q faça muito sucesso. Adoreii!Parabéns =)

    ResponderExcluir
  4. fala, Gabriel, blz? Sou aluno de R.I. lá da UFRJ e recebi por e-mail o link desse blog aqui, li o poema e achei maneiro, mas chamou mais minha atenção ainda o enfoque que vc deu no ambiente escolar como um meio de fazer nascer a semente da transformação social. Realmente é algo que causará diferenças no futuro. Desejaria que todas as escolas tivessem esse papel de conscientização da situação atual pela educação e pela mobilização, e um bom exemplo disso é o CPII, que não é perfeito mas deveria ser um exemplo de instituição educacional de base que pode formar futuros cidadãos mais comprometidos com o social do que com o individual.

    vou acompanhar seu blog, boa sorte =)

    ResponderExcluir
  5. Valeu, muito bom! Só a indicação do site do Botafogo é que pode "afundar" o Blog,rsrs. Um bom militante de causas populares tem vermelho e preto no coração!rs. Parabéns!!Felipe Formoso.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, adorei seu blog, é o máximo!
    Nem preciso dizer que estarei sempre por aqui para ler esses textos incríveis!!
    Parabéns!! Muito sucesso!!
    Ah, sou obrigada a concordar com o Felipe:"Um bom militante de causas populares tem vermelho e preto no coração!"
    BjoO grande querido!!
    Marcele Bitencourt.

    ResponderExcluir