Depois de dois meses de perturbação e insistência, conseguimos viabilizar o transporte para a atividade de Educação Física da turma 3001 do C. E. Professor Ubiratan Reis Barbosa, que ocorreu nesta quinta-feira, 17 de dezembro, na Trilha da Urca, no Rio de Janeiro. Dez alunos e a Professora Daisy participaram.
A Trilha da Urca faz parte da Mata Atlântica conservada na Zona Sul da cidade carioca. Seu acesso ocorre pela Pista Claudio Coutinho e sua duração de aproximadamente 40 minutos em ritmo lento leva até os 220 metros de altitude do Morro da Urca, de onde podemos visualizar belas paisagens, como a Enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo, a Praia Vermelha, a Ponte Rio-Niterói, o Morro do Pão de Açúcar, dentre outras. Podemos encontrar diferentes espécies da flaura e da fauna, respirar um ar purificado e vivenciar uma agradável caminhada nesse interessante ponto geográfico. Importante dica é que após às 19h, pode-se descer gratuitamente por meio do teleférico (Bondinho)!
Mesmo exaustos(as) e desgastados(as), essa atividade pedagógica foi bastante prazerosa e valeu a manhã de quinta-feira, que terminou com cachorro-quente e água de coco antes de voltarmos para Nilópolis. Uma pena não termos contado com todos(as) os(as) alunos(as) da turma, mas outras oportunidades virão. E certamente finalizamos o ano letivo com chave de ouro depois desses 6 meses de convivência. Boa sorte na continuidade dos estudos para a turma que em breve finaliza o Ensino Médio e ruma para novas etapas da vida! Que floresçam as chamas de indignação perante as injustiças e estejam sempre vivos e ativos em suas mentes, corações, transitando pelo sangue o poder da transformação!
Compartilho abaixo o Pré-Projeto enviado para a Direção do Colégio.
Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa
Nilópolis, 12 de novembro de 2009Educação Física. Professor Gabriel Marques
Pré-Projeto para atividade externa. Turma 3001
Os estudantes da turma 3001 têm trabalhado a temática Corpo e Sociedade na disciplina Educação Física desde o mês de julho. Diversos assuntos e práticas corporais têm sido desenvolvidos ao longo de nossas aulas. Consideramos que o processo de ensino-aprendizagem pode ser assegurado não apenas em qualquer espaço da instituição educacional, como também podemos transportar seus sujeitos para outras localidades, em atividades externas que coadunem com a proposta político-pedagógica. Além disso, alguns dos alunos estão às vésperas de terminar o Ensino Médio e participarão de processos avaliativos como o Exame Nacional do Ensino Médio e concursos de seleção para o Ensino Superior em instituições públicas e particulares, sendo pertinente que desenvolvam e assimilem aspectos históricos, culturais, políticos e sociais para sua formação, integrando os conhecimentos de maneira interdisciplinar.
A partir dessa caracterização, vimos por meio deste pré-projeto solicitar à Direção do Colégio a disponibilização de recursos financeiros e materiais(1) que viabilizem a ida e o retorno ao bairro da Urca, por meio de transporte coletivo (ônibus ou vans), de aproximadamente vinte e cinco estudantes da turma 3.001 e pelo menos três profissionais da Educação(2). Temos como propósito oportunizar a vivência de uma caminhada ao Morro da Urca, iniciada com uma sessão de alongamento e aquecimento na Praia Vermelha. O acesso à trilha se dá pela pista Cláudio Coutinho e a chegada aos 220 metros de altitude do Morro dura cerca de 30 a 40 minutos. Acreditamos que a atividade externa propiciará o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares, haja vista que:
Estaremos em uma importante região da Mata Atlântica, conservada na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde podem ser integradas questões de Biologia, Geografia, Geologia, Botânica, História etc.;
O deslocamento do bondinho entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca e entre o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar materializa conhecimentos de Física e Matemática, como roldanas, deslocamento, movimento etc.
A região atrai diversos turistas de variadas regiões do planeta, onde podem ser utilizadas línguas estrangeiras, como espanhol e inglês;
As fotografias a partir da vista panorâmica podem gerar discussões artísticas;
O alongamento, a caminhada, a preservação da natureza, o contato do corpo com a natureza, a importância de estar bem alimentado e de ingerir líquidos, a utilização de filtro solar, dentre outras questões, farão parte de nossa manhã.
Nossa intenção é realizar a atividade externa numa quinta-feira (26 de novembro; 3 ou 10 de dezembro).
Nossa proposta de cronograma é dividida em:
Ponto de encontro: 6:50, na porta do CEPURB
Saída do ônibus: no máximo às 7:30
Desembarque na Praia Vermelha: por volta de 8:20
Orientações gerais, alongamento e aquecimento: 8:30 às 8:50
Caminhada pela Pista Cláudio Coutinho: 8:50 às 9h
Subida até o Morro da Urca: 9h às 9:40
Lanche coletivo(3) e observação panorâmica da cidade do Rio de Janeiro: 9:40 às 10:30
Descida e caminhada até o local de estacionamento do ônibus: 10:30 às 11:20
Previsão de retorno para o CEPURB: 12:10
Por fim, seria interessante que fôssemos até o Morro do Pão de Açúcar, atividade gratuita para instituições públicas de ensino. Porém, a reserva precisa ser realizada no início do ano e para 2009 não há mais vagas(4). É nosso anseio organizar para garantir com maior qualidade essa atividade em 2010. Solicitamos, encarecidamente, à Direção, que viabilize as condições para que possamos materializar esse projeto inicial.
Atenciosamente,
Professor Gabriel Marques.
(1) Os recursos necessários serão destinados ao aluguel do transporte coletivo e pagamento de dois bilhetes para subida e descida ao Morro da Urca, visto que uma das alunas da turma se encontra impossibilitada de realizar a caminhada e será necessário o acompanhamento da mesma por um profissional do Colégio.
(2) Já foi mencionada com alguns professores do Colégio a possibilidade de realizarmos essa atividade ainda no ano de 2009.
(3) O lanche será levado pelos próprios estudantes para realizarmos um piquenique coletivo e garantirmos as condições para não sujar o ambiente.
(4) Estive pessoalmente na administração responsável pelo Bondinho para estudar as possibilidades de nossa atividade.