sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Turma 3001 do CEPURB na Trilha da Urca

Depois de dois meses de perturbação e insistência, conseguimos viabilizar o transporte para a atividade de Educação Física da turma 3001 do C. E. Professor Ubiratan Reis Barbosa, que ocorreu nesta quinta-feira, 17 de dezembro, na Trilha da Urca, no Rio de Janeiro. Dez alunos e a Professora Daisy participaram.


A Trilha da Urca faz parte da Mata Atlântica conservada na Zona Sul da cidade carioca. Seu acesso ocorre pela Pista Claudio Coutinho e sua duração de aproximadamente 40 minutos em ritmo lento leva até os 220 metros de altitude do Morro da Urca, de onde podemos visualizar belas paisagens, como a Enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo, a Praia Vermelha, a Ponte Rio-Niterói, o Morro do Pão de Açúcar, dentre outras. Podemos encontrar diferentes espécies da flaura e da fauna, respirar um ar purificado e vivenciar uma agradável caminhada nesse interessante ponto geográfico. Importante dica é que após às 19h, pode-se descer gratuitamente por meio do teleférico (Bondinho)!







Mesmo exaustos(as) e desgastados(as), essa atividade pedagógica foi bastante prazerosa e valeu a manhã de quinta-feira, que terminou com cachorro-quente e água de coco antes de voltarmos para Nilópolis. Uma pena não termos contado com todos(as) os(as) alunos(as) da turma, mas outras oportunidades virão. E certamente finalizamos o ano letivo com chave de ouro depois desses 6 meses de convivência. Boa sorte na continuidade dos estudos para a turma que em breve finaliza o Ensino Médio e ruma para novas etapas da vida! Que floresçam as chamas de indignação perante as injustiças e estejam sempre vivos e ativos em suas mentes, corações, transitando pelo sangue o poder da transformação!





Compartilho abaixo o Pré-Projeto enviado para a Direção do Colégio.


Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa
Nilópolis, 12 de novembro de 2009
Educação Física. Professor Gabriel Marques
Pré-Projeto para atividade externa. Turma 3001


Os estudantes da turma 3001 têm trabalhado a temática Corpo e Sociedade na disciplina Educação Física desde o mês de julho. Diversos assuntos e práticas corporais têm sido desenvolvidos ao longo de nossas aulas. Consideramos que o processo de ensino-aprendizagem pode ser assegurado não apenas em qualquer espaço da instituição educacional, como também podemos transportar seus sujeitos para outras localidades, em atividades externas que coadunem com a proposta político-pedagógica. Além disso, alguns dos alunos estão às vésperas de terminar o Ensino Médio e participarão de processos avaliativos como o Exame Nacional do Ensino Médio e concursos de seleção para o Ensino Superior em instituições públicas e particulares, sendo pertinente que desenvolvam e assimilem aspectos históricos, culturais, políticos e sociais para sua formação, integrando os conhecimentos de maneira interdisciplinar.

A partir dessa caracterização, vimos por meio deste pré-projeto solicitar à Direção do Colégio a disponibilização de recursos financeiros e materiais(1) que viabilizem a ida e o retorno ao bairro da Urca, por meio de transporte coletivo (ônibus ou vans), de aproximadamente vinte e cinco estudantes da turma 3.001 e pelo menos três profissionais da Educação(2). Temos como propósito oportunizar a vivência de uma caminhada ao Morro da Urca, iniciada com uma sessão de alongamento e aquecimento na Praia Vermelha. O acesso à trilha se dá pela pista Cláudio Coutinho e a chegada aos 220 metros de altitude do Morro dura cerca de 30 a 40 minutos. Acreditamos que a atividade externa propiciará o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares, haja vista que:

 Estaremos em uma importante região da Mata Atlântica, conservada na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde podem ser integradas questões de Biologia, Geografia, Geologia, Botânica, História etc.;

 O deslocamento do bondinho entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca e entre o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar materializa conhecimentos de Física e Matemática, como roldanas, deslocamento, movimento etc.

 A região atrai diversos turistas de variadas regiões do planeta, onde podem ser utilizadas línguas estrangeiras, como espanhol e inglês;

 As fotografias a partir da vista panorâmica podem gerar discussões artísticas;

 O alongamento, a caminhada, a preservação da natureza, o contato do corpo com a natureza, a importância de estar bem alimentado e de ingerir líquidos, a utilização de filtro solar, dentre outras questões, farão parte de nossa manhã.

Nossa intenção é realizar a atividade externa numa quinta-feira (26 de novembro; 3 ou 10 de dezembro).

Nossa proposta de cronograma é dividida em:

 Ponto de encontro: 6:50, na porta do CEPURB
 Saída do ônibus: no máximo às 7:30
 Desembarque na Praia Vermelha: por volta de 8:20
 Orientações gerais, alongamento e aquecimento: 8:30 às 8:50
 Caminhada pela Pista Cláudio Coutinho: 8:50 às 9h
 Subida até o Morro da Urca: 9h às 9:40
 Lanche coletivo(3) e observação panorâmica da cidade do Rio de Janeiro: 9:40 às 10:30
 Descida e caminhada até o local de estacionamento do ônibus: 10:30 às 11:20
 Previsão de retorno para o CEPURB: 12:10

Por fim, seria interessante que fôssemos até o Morro do Pão de Açúcar, atividade gratuita para instituições públicas de ensino. Porém, a reserva precisa ser realizada no início do ano e para 2009 não há mais vagas(4). É nosso anseio organizar para garantir com maior qualidade essa atividade em 2010. Solicitamos, encarecidamente, à Direção, que viabilize as condições para que possamos materializar esse projeto inicial.

Atenciosamente,

Professor Gabriel Marques.


(1) Os recursos necessários serão destinados ao aluguel do transporte coletivo e pagamento de dois bilhetes para subida e descida ao Morro da Urca, visto que uma das alunas da turma se encontra impossibilitada de realizar a caminhada e será necessário o acompanhamento da mesma por um profissional do Colégio.


(2) Já foi mencionada com alguns professores do Colégio a possibilidade de realizarmos essa atividade ainda no ano de 2009.

(3) O lanche será levado pelos próprios estudantes para realizarmos um piquenique coletivo e garantirmos as condições para não sujar o ambiente.


(4) Estive pessoalmente na administração responsável pelo Bondinho para estudar as possibilidades de nossa atividade.

5 comentários:

  1. Achei muito interessante seu blog professor , e muito obrigado por acreditar que possamos e que conseguimos , te desejo tudo de bom nesse ano que se inicia ! Ficaa na paaz , uma das suas alunas do CEPURB Samara Santos !

    ResponderExcluir
  2. Professor, o passeio foi perfect, o cachorro quente tava ruim mas tava bom, a coca-cola tava mais geladinha que a água de coco, a prof. Dayse tava HILÁRIA gritando, a trilha deu MEDO, e você é um ótimo GUIA, haha, resumindo, FOI TUDO MUITO BOM =) Aliás, bom é pouco pra esse passeio, nunca fiz nada igual, e minha primeira experiência foi ótima =D
    E NÓS CONSEGUIMOS ! e eu sai VIVA de lá, hahaha

    Bjus prof.

    ResponderExcluir
  3. O Melhor passeio que já tivemos na escola na parte de E. Física. Foi Ótimo ter você como nosso professor, e Obrigado por tudo! Desejo toda felicidade do Mundo pra você, SEMPRE... Da sua aluna do CEPURB, Dayana Loirinha, Rs' \ã/

    ResponderExcluir
  4. show...vou sentir saudades da t:3001

    Feliz Natal e um Próspero Ano novo...felicidades


    by: Marlon \0/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog Gabriel, os textos são muito bem escritos e de fácil compreenção.Também achei muito legal da sua parte guardar um espedacinho do seu blog pra falar da nossa antiga turma 3001.Amei esse dia, foi muito interessante pra mim, pois eu nuca tinha feito trilha e agora graças a vc Gabriel posso dizer pra todo mundo.Caracaaaa já fiz trilha é muiiiiito maneiro...hehehe!!!!Parabéns, seu blog tá show de bola!

    BY;Bruniinhá

    ResponderExcluir