segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Retrospectiva 2009




Que venha 2010!


Dois mil e nove se foi e é tempo de revigorarmos as energias para iniciar 2010, vislumbrando mudanças e superações que possibilitem melhorias em relação aos anos anteriores, principalmente no que tange à ordem social. Pessoalmente, tentarei resgatar um pouco do que se passou e apresentar uma ligeira retrospectiva desse ano de 2009, no qual...

... profissionalmente, houve dificuldades, superação e novidades. Depois de quatro anos atuando como professor da Colônia de Férias do Sport Club Mackenzie, assumi a coordenação das atividades de janeiro. Após ser aprovado em alguns concursos públicos, enfim chegaram duas convocações: para a rede estadual do Rio de Janeiro e para a rede municipal de Saquarema-RJ, tirando um professor do rol de desempregados. Como ponto negativo, fui obrigado a me registrar no famigerado sistema CONFEF/CREFs! Em contrapartida, as aulas de Educação Física nas duas instituições em que trabalho certamente configuram algo positivo: modificaram impressões e entendimentos sobre o significado e os objetivos da disciplina e os estudantes me ajudaram a crescer ainda mais.

... academicamente, foi vitorioso. Foram os primeiros meses do curto período do Mestrado em Educação na UFRJ, meses durante os quais pude trilhar um caminho para o projeto de dissertação e iniciar as pesquisas de campo no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Tive que trancar o curso de Pedagogia e obtive o título de especialista em Educação Física Escolar após defender a monografia em dezembro. A participação na Comissão Organizadora do IX Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana e na Jornada do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica garantiu a presença em eventos acadêmicos e científicos.

... arrumei algum tempo para visitar, conversar e comemorar aniversários com amigos e parentes; dançar forró; participar de blocos carnavalescos na Cidade Maravilhosa; escutar música ao vivo; jogar algumas peladas de futebol e futsal; conhecer e revisitar alguns barzinhos e restaurantes; comer além do normal em rodízios de pizzas ou petiscos; mergulhar em praias e cachoeiras; criar e manter o blog Além do Trivial; realizar mais fotografias após comprar uma máquina digital etc. Pude acompanhar o Botafogo em um ano delicado, sendo campeão da Taça Guanabara, sendo eliminado da Copa do Brasil, perdendo a final do Campeonato Estadual e escapando na última rodada do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro: estive lá para apoiar, por diversas vezes no Engenhão, no Maracanã e até mesmo no Estádio dos Aflitos, em Recife.

... culturalmente, vários novos livros, artigos e trabalhos foram lidos e estudados, aumentando o cabedal de conhecimento nos campos do Marxismo, da Educação, da Educação Física e da História da Educação. Filmes excelentes no cinema e em casa. Mesmo aos que já tinha assistido, novos olhares ocorreram ao revê-los. Cito e indico alguns deles: A Culpa é do Fidel; Cidadão Boilesen; Entre os Muros da Escola; O Caçador de pipa;, Ensaio sobre a cegueira; O Corte; Cronicamente inviável; Quem quer ser um milionário?; 12 homens e uma sentença; A vila; Capitães de Abril; Os gritos do silêncio; Vida de inseto; Fahrenheit 11/09; O pianista; O Jardineiro Fiel; FormiguinhaZ; Patch Adams; O curioso caso de Benjamin Button; e Em busca da Terra do Nunca. As comédias dominaram as idas ao teatro, com Os Deznecessários; Z.É. Zenas Emprovisadas; e Musicomédia! Vale ressaltar também a entrevista para o encarte Trabalho e Cidadania da Folha Dirigida e a participação ao vivo no programa da TV Brasil ATITUDE.COM para debater o trote nas Universidades.

... consegui realizar algumas viagens, revisitando Pentagna, Teresópolis, Piraí, Recife-PE, Maceió-AL, Macaé, Rio das Ostras, Campo Grande-MS e passando pela primeira vez em Engenheiro Paulo de Frontin, Penedo, Gaibu-PE, Porto de Galinhas-PE, Quissamã e Bonito-MS.

... a militância do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa prosseguiu firme e forte. Estive diretamente envolvido na Recepção da Calourada da UFRJ; na Calourada do DA de Farmácia da UFF; na Calourada do DCE Mario Prata; na Campanha Estágio Já do CA de Pedagogia da UFRJ; na barraquinha no Furdunço de Educação Física e Dança; nas últimas sessões como representante estudantil do Conselho Universitário; no Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, na UFPE; no Luau na Praia Vermelha e no Arraiá com bingo em Piedade. Defendi a tese Para enfrentar a crise, organizar a juventude e consolidar o novo Movimento Estudantil no Congresso Nacional de Estudantes e novamente levei a voz do Movimento Estudantil para os estudantes secundaristas durante o Conhecendo a UFRJ. Perdemos as eleições para o CA de Pedagogia, mas obtivemos expressivos 1.436 votos nas eleições para o DCE da UFRJ, sendo a segunda maior força na maior Universidade Federal do país.

... conjunturalmente, prosseguiu a crise da economia capitalista, onerando os trabalhadores com desemprego, retirada de direitos e outros ataques, enquanto o presidente Lula mantém sua política de conciliação de classes, acima do bem e do mal, privilegiando a manutenção da ordem opressora, corrupta e exploradora no país, obtendo como premiação máxima a escolha do Rio de Janeiro como sede para os Jogos Olímpicos de 2016. Percebemos a importância de potencializar a reorganização da classe trabalhadora de maneira independente e oposta à burguesia. As atividades “Introdução ao Marxismo” e “Análise da crise numa perspectiva marxista” mais a publicação da 2ª edição de Marxismo Militante foram importantes instrumentos organizados e realizados pelo Coletivo Marxista.

... o Governo Sérgio Cabral/PMDB atacou os profissionais da Educação do Rio de Janeiro moral, econômica e politicamente. Teve de recuar por conta da mobilização crescente, que, por meio de reuniões e assembléias, deflagrou paralisações, greve e manifestações, uma delas duramente reprimida com gás de pimenta, bombas e cassetetes!

... foi ano de perda, choro e saudade! Moacyr Marques, vô ou Císar nos deixou, fechando em 5 de dezembro o ciclo da vida para o qual todos caminhamos. Meu avô fazia questão de estar em todos os momentos importantes; levava-me para a pracinha para dar pequenas voltas nas charretes, soltar bolas de sabão e comer salgadinho enquanto ele tomava o quente ou a cervejinha; acompanhava as peladas de futebol, perguntava sempre se jogaria de back, posição que ele jogara, e elogiava as atuações, mesmo quando eram complicadas; volta e meia, de maneira disfarçada, repassava-me dinheiro com desculpas de que era para eu comprar um refrigerante, piscando os olhos. Lembro-me dele em seu fusquinha quando ia nos visitar na vila duas vezes por semana, nas viagens para Praia Seca, Rio das Ostras, Pentagna ou nos churrascos e tira-gostos lá em casa. Seu carinho, seu apoio, sua presença estarão vivos em nossos corações e mentes, eternamente. Dedico o balanço e as conquistas de 2009 à memória de meu avô.

2 comentários:

  1. Ano Novo, vida novas... Erros que com certeza ele não cometerá mais.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito emocionada ao ler o que vc escreveu sobre seu avô!!! Lembranças q vão ficar para sempre em nossos coraçoes!!! Lindo!

    ResponderExcluir