sexta-feira, 4 de março de 2011

Defesa de dissertação dia 21 de março

CONVITE PARA DEFESA DE MINHA DISSERTAÇÃO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Título
A Educação do Corpo e o protagonismo discente no Colégio Pedro II: mediações entre o ideário republicano e a memória histórica da instituição (1889-1937)

Autor
Gabriel Rodrigues Daumas Marques

Orientadora 
Prof.ª Dr.ª Irma Rizzini

Banca Examinadora
Irma Rizzini (UFRJ)
Libânia Nacif Xavier (UFRJ)
Alessandra Frota Martinez de Schueler (UFF)
Miriam Waidenfeld Chaves - suplente (UFRJ)
Waldyr Lins de Castro - suplente (UFF)

Data, horário e local
Segunda-feira, 21/03/2011, às 15h, na Sala de Vídeo (sala 220)
(2º andar da Faculdade de Educação da UFRJ, campus Praia Vermelha)

Resumo
Inserido no campo da História da Educação, o presente trabalho possui como objeto de pesquisa o Colégio Pedro II, investigando o cotidiano escolar dessa instituição educacional e de que maneira a educação do corpo e o protagonismo discente estão relacionados com os ideários republicanos, por meio da memória histórica desse importante estabelecimento, modelo de ensino secundário. O recorte temporal se inicia no ano de 1889, com a proclamação da República e termina em 1937, ano do primeiro centenário do Colégio. Nesse período, são encontrados projetos de superação do atraso identificado com o regime monárquico, bem como propostas para consolidar novas concepções e práticas do homem. É possível acompanhar as disputas de poder entre elites políticas e econômicas que buscavam difundir seus valores e representações a fim de garantir a sobrevida de seus projetos de sociedade. Metodologicamente, trabalhamos os documentos localizados – livros de memória, atas, programas de ensino, livro de ocorrências, álbum de fotos, relatórios, periódicos – concomitantemente como objeto de estudo e fonte de informação historiográfica, articulando os aspectos políticos e econômicos do país ao dia-a-dia no Colégio Pedro II. Objetivamos investigar e relacionar as práticas, dinâmicas, tensões e conflitos ocorridos no cotidiano escolar; fomentar debates acerca da cultura escolar direcionada aos corpos infantis em instituições educacionais da antiga capital da República; localizar a participação da disciplina Ginástica no projeto de formação dos alunos do Colégio Pedro II; ampliar as discussões acerca da história do ensino de Educação Física; dar vozes aos sujeitos escolares e suas concepções, representações, práticas e visões acerca da instituição e do cenário político do país. A pesquisa se situa teoricamente na interface entre a história da educação e a história social, enfocando, além das dimensões econômicas e políticas, as dimensões sócio-culturais em um momento histórico singular. Sob a inspiração dos estudos do historiador Edward Thompson, compreendemos a cultura como campo de lutas e arena das disputas de classes, pressuposto que orienta nossa análise da cultura escolar e dos sujeitos escolares no cotidiano do Colégio Pedro II.

Palavras-chave
História da Educação; Educação do Corpo; Colégio Pedro II; República; Imprensa Estudantil.


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