segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pelada da Esquerda rumo à I Copa América Alternativa de Futebol



Entre os dias 27 e 29 de janeiro, ocorrerá na cidade de Jesus María, Córdoba, Argentina, a I Copa América Alternativa, intitulada "El Hombre Nuevo".

            Com o objetivo de reunir homens e mulheres que curtem a prática do Futebol, sem a perspectiva competitivista e bilionária do “Futebol Oficial”, o evento já conta com a confirmação de 12 equipes, sendo 8 masculinas e 4 femininas, com pessoas vindas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Inglaterra, Alemanha e Lituânia! Provavelmente também haverá um torneio misto! As equipes confirmadas são: Club Che Guevara (ARG); Autônomos FC (BRA); 2 de Mayo (ARG); Pelada de Esquerda (BRA); Easton Cowboys (ING); FC Vova (LIT); La Filial (CHI); Clube de la Comunidad Boliviana en Córdoba (BOL) – masculinas; e Club Che Guevara (ARG); 2 de Mayo (ARG); Easton Cowgirls (ING); Clube de la Comunidad Boliviana en Córdoba (BOL).

            Depois de 8 edições realizadas semestralmente e denominadas “Pelada da Esquerda” aqui no Rio de Janeiro – Juiz de Fora já importou a “marca” e realizou duas edições também – para garantir o reencontro do pessoal da esquerda da Educação Física e demais amigos de outros cursos e de militância, não houve dúvida para a escolha do nome de nosso time, que contará com peladeiros do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e uma presença internacional vinda da Colômbia!

            Além da “paixão internacional”, haverá debate sobre futebol e transformação política, com o Club Che Guevara falando mais sobre seu projeto na cidade; apresentações musicais e festa. No último dia, ocorrerá um festival de música e o encerramento, com o anúncio do local da Copa América Alternativa 2013! Já estão incluídas na “programação cultural” duas atividades que propusemos:

- Lançamento Internacional do livro “Botafogo, uma Paixão Além do Trivial”, com explanação acerca da conjuntura do Futebol no Brasil; e
- Aulão de Forró, com os professores Gabriel Marques e Marcelo Forró!

            Enfim, será minha primeira experiência fora do solo brasileiro e está bacana realizar uma preparação para não fazer feio neste torneio internacional. O time “Pelada da Esquerda” semana que vem estará em Córdoba e conta com a torcida de vocês! Espero voltar com esta rica experiência na bagagem para compartilhar e, quem sabe, organizar uma galera para participar da Copa do Mundo Alternativa, em agosto, na Inglaterra...

Um comentário: