quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fidedigno relato do 'Pelada da Esquerda' na I Copa América Alternativa de Futebol

Balanço da I Copa América Alternativa*


Entre os dias 27 e 29 de janeiro, ocorreu em Colonia Caroya, na Província de Córdoba, na Argentina, a I Copa América Alternativa de Futebol. Tive a feliz oportunidade de ser o correspondente não oficial do “Pelada da Esquerda”, equipe que pela primeira vez disputou um torneio de futebol de campo e contou com 14 participantes, sendo 9 do Rio de Janeiro, 2 de Juiz de Fora-MG, 1 de Porto Alegre-RS, 1 colombiano e 1 cordobês.

Após 8 edições semestrais no Rio de Janeiro e 2 edições anuais em Juiz de Fora, “Pelada da Esquerda” passou a ser reconhecido internacionalmente como uma equipe de Futebol. No dia 26 de janeiro, realizou seus primeiros amistosos internacionais, em Córdoba, em campo de futebol society, como preparativo para a Copa América. No dia seguinte, ocorreu o sorteio dos grupos. Doze equipes masculinas ficaram divididas em três grupos e o “Pelada da Esquerda” teve a infelicidade de ingressar no “Grupo da Morte”, que continha as equipes La Filial, do Chile; Vova, com três jogadores da Lituânia mais o time sub-18 do Club Che Guevara, da Argentina; e o Club Che Guevara, os anfitriões! Uma demorada reunião para decidir os 11 que começariam em campo ocorreu na parte da noite e vários debates foram realizados para saber quem sairia e quem entraria no decorrer do jogo, decisões totalmente desnecessárias pois durante os jogos a “disputa maior” era pra definir quem descansaria no banco. Na manhã de Sábado, 27 de janeiro, após passarmos a noite alojados no Exército Argentino, a equipe chegou ao Club Deportivo Cólon – local do torneio – no horário marcado, enquanto a organização ainda utilizava cal para efetuar as marcações do campo. Foi a oportunidade perfeita para o plantel apresentar seu diferencial no torneio: com um triângulo, palmas e voz, um gostoso forrózinho animava a manhã e entrosava os participantes. A maior parte do elenco fez valer suas práticas rubro-negras, já derramando álcool como café da manhã após terem passado a noite em festa sem se concentrar... Certamente fator que contribuiu para uma queda exacerbada de resistência para as três partidas da primeira fase!

Com significativo atraso, sob um Sol escaldante e baixíssima umidade, o jogo de abertura foi entre o “Pelada da Esquerda” e o Vova. Inicialmente perdidos num campo que oscilava entre partes gramadas e partes de terra, os jogadores não se entendiam e viram o adversário desperdiçar algumas oportunidades. Numa falta equivocadamente marcada pelo árbitro próxima à intermediária, nosso arqueiro não alcançou e a garotada sub-18 abriu o placar! A correria era grande e o setor defensivo não conseguia acompanhar. Uma “Avenida sem trânsito” pela direita permitiu o segundo gol do Vova ainda no primeiro tempo. Numa boa jogada de ataque, nosso meia-atacante Gabriel sofreu um pênalti ignorado pela arbitragem! Na segunda etapa, outro futebol começou a ser apresentado. Com um preciso toque de bolas e velocidade no ataque, o Vova foi obrigado a se defender. Raphael cobrou uma falta que bateu na trave e saiu. Nosso time pressionava até que o goleiro adversário se assustou, segurou, largou, segurou e largou a bola novamente, Gabriel acreditou, carregou pela esquerda e tocou para o fundo da rede, balançando-a e anotando o primeiro gol da equipe! O goleiro adversário ainda salvaria um belo chute de Bruninho numa ágil jogada de contra-ataque, mantendo o placar em 2 x 1 para o Vova.

Além de ficar no “Grupo da Morte”, ainda tivemos o azar de pegar a pior sequência de jogos. Após o horário do almoço, o segundo jogo foi contra o entrosado e combativo Club Che Guevara. Jogando num campo com mais grama que o anterior, a equipe sentiu o Sol ainda mais escaldante. Todavia, conseguiu segurar o 0 x 0 no primeiro tempo. Num jogo bastante truncado, as equipes se equilibravam até que nosso zagueiro gaúcho Leandro Balejos – eleito o jogador mais cortês do torneio – resolveu presentear a equipe adversária, com uma preciosa assistência para que abrissem o placar. O “Pelada da Esqueda” ficou desnorteado com o gol numa partida que caminhava para o empate e passou a arriscar mais para tentar seu gol, deixando a defesa desguarnecida, causando dois outros gols em jogadas ariscas de contra-ataque do adversário. Com alguns chutões para a frente e cobranças de falta e escanteio, houve chances para diminuirmos, mas o placar acabou em 3 x 0 para o Club Che Guevara.

Após um acordo de cúpulas – não aceito por todos os jogadores – entre os cartolas dos dois times, a terceira partida do grupo teve a diminuição de 5 minutos cada tempo! Era o jogo do “tudo ou nada” para decidir qual das duas equipes iria para a fase do mata-mata, com o objetivo de garantir o primeiro ou o segundo melhor terceiro colocado dentre os três grupos. Inicialmente equilibrada, a partida tinha bons lances para ambas as equipes, obrigando os goleiros a trabalharem ou lançarem mão da sorte. Numa jogada muito bem tramada, Raphael lançou Forró pela direita, que carregou a bola pela ponta e cruzou na área para Gabriel arrebatar de primeira... Infelizmente, o goleiro chileno estava de prontidão para espalmar no canto direito e jogar para escanteio. O “Pelada da Esquerda” ainda seria prejudicado após uma marcação deveras equivocada de impedimento, num lançamento perfeito de Raphael para Gabriel, que já estava cara a cara com o goleiro chileno, que desta vez não seria páreo. Ainda no primeiro tempo, La Filial conseguiu abrir o placar. Até o final do jogo, ainda marcariam mais três gols, eliminando a equipe brasileira em sua primeira competição internacional.

Uma sequência de infelicidades custou a eliminação: estar no “Grupo da Morte”; pegar a pior sequência de jogos; ter poucos reservas, ainda mais pelas baixas durante os jogos; o calor; o gramado ruim; a bola de baixa qualidade; a bebedeira e as farras noturnas de certos “atletas”; o desfalque do zagueiro Brunão, que não pode viajar; a influência significativa de alguns jogadores de centro-esquerda que não querem aceitar a foice e o martelo no escudo da equipe; além de influentes erros da arbitragem! Sem a classificação para as Quartas-de-Final, houve um tempo maior para descanso à noite no Alojamento do Exército. No Domingo, iniciava-se a disputa de La Liguita, entre os quatro eliminados: Pelada da Esquerda x Comunidade Boliviana (Bolívia); Easton Cowboys (Inglaterra) x World Eleven (miscelânea).

Durante La Liguita, o “Pelada da Esquerda” obteve sua primeira vitória! O time da Comunidade Boliviana não se fez presente e garantimos o W x O, ou seja, 2 x 0 e a vaga para a final de La Liguita, contra o Easton Cowboys, que também venceu por W x O. Após a definição dos semi-finalistas da I Copa América, foi a vez da decisão de La Liguita. Os espectadores depositavam todas as fichas na vitória dos ingleses, que tiveram seu time reforçado por alguns garotos do sub-18 do Club Che Guevara e uma oportunista atacante do Easton CowGirls! Nesta partida, além do Sol escaldante, apenas um reserva no banco e o desgaste físico exacerbado após as três partidas do dia anterior prometiam atrapalhar a apresentação de um bom futebol. Com um toque de bola mais consistente, porém uma defesa ainda atabalhoada, oportunidades apareciam para ambas as equipes. Enfim conseguido utilizar as pontas no ataque, Forró lançou Gabriel, que disparou em velocidade pela direita até a área e chutou de direita. A defesa rebateu, a bola voltou para Gabriel, que dominou e chutou de esquerda para abrir o placar! 1 x 0 foi o placar do primeiro tempo. Os ingleses lançaram mão de mais garotos argentinos do sub-18 na segunda etapa, que impulsionaram a velocidade no ataque, mas se precipitavam nas finalizações. Dessa vez tramada pelo meio, Raphael tocou para Cadu, que resolveu retribuir os bons lançamentos feitos por seu companheiro Gabriel. Bem posicionado, o meia-atacante dominou a bola à frente do zagueiro adversário dentro da grande área, carregou por alguns metros e tocou no canto esquerdo do goleiro inglês, aumentando a diferença! Os contra-ataques foram a tônica do “Pelada da Esquerda” a partir de então, que em dois lances do “fominha” Raphael e um de Cadu, que não passaram a bola para companheiros em melhores condições de finalizar, não permitindo um placar elástico. Além disso, foram anotados erroneamente três impedimentos em lançamentos para nosso artilheiro, que não perdoaria. Diante de mais duas bobeadas da defesa, o Easton conseguiu chegar ao empate em 2 x 2, levando a decisão para os pênaltis, fornecendo maior emoção à conquista.

Depois de quase ficar conhecido como “Mão de quiabo”, Pablo conseguiu se consagrar, defendendo a primeira cobrança. O aniversariante Leandro Balejos cobrou com categoria e não quis dar presente pro goleiro desta vez. Pablo pegou a segunda cobrança dos ingleses. Diretamente contratado das terras colombianas, o estudante de Sociologia Camilo marcou o segundo gol do “Pelada da Esquerda”. Na terceira cobrança, os ingleses diminuíram. O “capita” Bruno Gawryszewski enganou a todos, inclusive a si próprio, cobrando no meio do gol e fazendo 3 x 1. Todas as atenções voltadas para a atacante do Easton CowGirls, que cobrou forte, no meio do gol, mas acertou o travessão! É CAMPEÃO! Los campeones de La Liguita!

Cada equipe levava um troféu, pois a ideia da Copa América Alternativa é que todos os times saiam presenteados. Fomos então contemplados com o cachecol do Republica Internacionale e uma camisa do time que ficou com o vice-campeonato de La Liguita e retribuímos com um troféu artisticamente confeccionado e uma legítima cachaça brasileira. Como o Autônomos FC, equipe de São Paulo, sagrou-se campeão da I Copa América após vencer as três partidas decisivas nas cobranças de pênaltis, em breve haverá a I Recopa Alternativa, com um jogo no RJ e outro em SP entre Pelada da Esquerda e Autônomos! Vale registrar que também tivemos destaque na arbitragem de duas partidas decisivas e o lançamento internacional do livro “Botafogo, uma Paixão Além do Trivial”, com explanação em portunhol feita pelo autor e “chuteira de bronze” da Copa América Gabriel Marques. Em breve postarei os comentários com as notas referentes às atuações de cada um dos jogadores do combativo e simpático “Pelada da Esquerda” – ou “Players of the Left”.


*Karl Leirbag, jornalista alemão, correspondente não oficial e defensor da foice e do martelo como símbolo do “Pelada da Esquerda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário