segunda-feira, 23 de julho de 2012

Furtaram a cereja do bolo*


Talvez devido ao recesso, talvez devido à ansiedade por uma das estreias mais cobiçadas dos últimos tempos, talvez até mesmo por conta de estar junto a dezenas de milhares de corajosos e corajosas que se despencam de várias partes do Rio de Janeiro ou de fora de nosso Estado para torcer pelo clube de General Severiano, nunca senti passar tão devagar o tempo entre um jogo de quarta-feira e um de Domingo pelo Campeonato Brasileiro. E na Cidade Maravilhosa o Domingo nasceu formidável, daqueles em que as nuves aparecem apenas para fornecer o contraste em azul e branco com o céu, daqueles em que o Sol nos contempla sua aparição e seu calor em pleno inverno, daqueles em que certos tricolores – que só possuem o por do Sol para vislumbrar às margens do Rio Guaíba – invadem nossas belas praias e demais cartões postais. Escolhendo uma trilha no Morro da Urca como aquecimento para o jogo da noite, a cada botafoguense que passava pelas ruas, era notória a auto-estima por vestir esta camisa Gloriosa.

            Infelizmente, nem tudo foi perfeito. Volto a registrar o quanto é complicada essa avalanche de holofotes sobre o brilho da Estrela Solitária. Nós temos brilho próprio, incandescente, deslumbrante, que se sobressai sem querer humilhar ninguém. E foi justamente nesta escolha de nossa solitária constelação que acabamos ofuscados pelos tricolores gaúchos, que furtaram a cereja de nosso bolo e nós só pudemos perceber ao final dos noventa minutos.

Numa boa, não podemos levar gol daquele bonde do Marcelo Moreno! Não conseguiu dominar uma bola o jogo inteiro, mas acertou a finalização em cheio para o fundo das redes de Jefferson. Apesar do (novo) vacilo de nosso sistema defensivo, não preciso nem dizer que sua trombada fora falta, ignorada pela arbitragem, assim como um pênalti cometido pelo Gilberto Silva em cima do Elkeson. E não é que Fellype Gabriel mais uma vez acertou o travessão!? E o Leo Gago salvou em cima da linha o que seria nosso gol de pelo menos empate. Enfim, o segundo tempo foi digno de aplausos pela dedicação, mas são necessárias as críticas pelo afobamento, por equívocos táticos e pela morosidade em alguns momentos, principalmente no primeiro tempo.

            A vitória foi injusta? Obviamente. Era possível revertermos? Mais óbvio ainda. O que faltou para isso? É aí que entram os papeis da comissão técnica e da organização da equipe. Quando o Botafogo mais pressionou? Quando tinha pelo menos dois atacantes em campo! Não dá mais para nos resignarmos com esse esquema 4-6-0, Oswaldo! O único atacante em campo voltando para ajudar a marcar na defesa e buscar jogo!? Já chega! Andrézinho tem sido o melhor em campo nessa transição da defesa para o ataque, enquanto Vitor Junior caiu demasiadamente de produção e o Fellype Gabriel ainda está buscando ritmo de jogo. É preciso reconhecer: erraste na escalação inicial, treinador! Foi acertada a estreia do Seedorf por conta do bom momento vivido pelo marketing e pela euforia da torcida. Nosso surinameso estreou discretamente, mas seus bons passes e sua visão de jogo apontam que melhorias virão. Jefferson fechou o gol no primeiro tempo; Márcio Azevedo não estava numa boa noite; Elkeson continua atabalhoado; e o Rafael Marques entrou melhor ontem.

            Para não dizer que não falei da festa... A festa foi bem menos espalhafatosa que a apresentação. Será que faltou glamour? Não houve fogos, não houve chuva de papel, mas houve um estádio com a presença de mais de 34.000 pessoas, que cantaram, aplaudiram, vibraram e incentivaram. Oswaldo agora precisa morder a língua. O tal fator campo estava lá e o time não correspondeu com os três pontos. Nos minutos finais, a torcida impulsionava os avanços do time e entoava o Hino do nosso Botafogo. O árbitro soou o apito final e a galera ecoou que ninguém cala o nosso amor, mesmo com a amarga derrota. Faltou humildade ao treinador para não debochar no início do jogo ao afirmar que “era a primeira vez que via (o estádio cheio) assim”. Seriam tarefas uma retratação pelas infelizes declarações anteriores e um agradecimento público à presença e ao incentivo daqueles e daquelas que pagaram exagerados e absurdos R$60 para ver seu time dentro de um estádio construído com recursos públicos que ontem não oferecera sequer água para lavarmos as mãos no banheiro!

            Antes do jogo, estive com a Associação Nacional dos Torcedores e Torcedoras recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado em defesa da mudança do nome de nosso Estádio. Queremos no telão: SUDERJ informa: sai o tricolor, elitista e corrupto João Havelange, entra o botafoguense, comunista e sacado do comando da Seleção Brasileira pela Ditadura Militar João Saldanha! Complementando as ações da semana rumo à construção de uma nova sociedade, é tempo de convocar a torcida alvinegra para quinta-feira que vem lotarmos o HEMORIO para doarmos sangue. De 9h às 17h do dia 26 de julho, o evento ESTRELA SOLIDÁRIA acontecerá. Já doei umas seis ou sete vezes e marcarei presença desta vez. Pessoal, doar sangue não dói, salva vidas e ainda se ganha um lanchinho gostoso ao final! ;)

            Para doar, bebam Toddynho ao invés de se esbaldar nas bebidas alcoólicas na noite anterior, pois quarta é dia de voltarmos ao Saldanhão com nossa Estrela no peito para cantar e apoiar o Fogão. É clássico, é jogo de disputa na parte de cima da tabela. É só falarmos que é decisão, que os bacalhaus tremem diante do espectro do Manequinho! Pra cima deles, Fogão!

Mais informações sobre a doação de sangue na próxima quinta-feira: http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/clube+convoca+torcida+para+mutirao+de+doacao+de+sangue+no+hemorio.asp

*Gabriel Marques
Botafoguense desde 30/05/1985

5 comentários:

  1. Acho que a euforia da chegada, juntamente com o último bom resultado em casa contra o "Bahea", anteciparam uma situação. A estreia de Seedorf era o assunto mais comentado nas rodas de discussão futebolística, mas não foi tão intensa quanto à exepctativa. Puro marketing, claro. O Oswaldo disse no início da semana que não havia certeza em escalar o meia por conta de falta de ritmo, entrosamento, etc. Deu no que deu. Se esforçou, mas estava perdido e não pôde mostrar nem 10% do que carrega no seu currículo.

    Sobre a queda de rendimento de Victor Junior, eu aponto como fator principal a falta de um homem de frente. Posso estar errado, mas foi um dos que mais roubaram bolas no meio-campo e mais puxaram o contra. Sim, o 'contra'. Faltou o ataque. Por várias vezes ele era o último homem de frente ainda na intermediária, o que o forçava tocar para o lado ou tentar um chute com sorte para o gol.

    Marcio Azevedo estava muito ansioso, atrapalhado, desligado. A estreia do Seedorf não o fez bem(?). Com o desenrolar do jogo, conseguiu voltar a mostrar mais empenho e presença pela esquerda. Esquerda essa (não farei piadinhas, prometo) que vinha sendo tão explorada como principal setor do time, não conseguiu criar nada tão fundamental ao time até os meados do segundo tempo, quando Andrezinho entrou e deu mais gás na ligação entre a defesa e o ataque. Nesse ponto, Victor Junior já estava com meio palmo de lingua para fora, Elkeson já havia perdido a sua melhor chance do jogo no primeiro tempo e não conseguia produzir mais nada, a torcida já não aguentava mais Fábio Ferreira como "homem de ligação" e seus passes errados (100%?), mas mesmo assim, cantaram e muito no final.

    ResponderExcluir
  2. a gnt não pode ficar dependendo da arbitragem, erros acontecem ( e mais ainda com o Botafogo, mas enfim...) e sempre vão acontecer, não tem como mudar isso. o jogo tava com velocidade, mas não estavam conseguindo finalizar bem. O Herrera faz muita falta e além disso encheram mto a bola do Seedorf e ele nem mostrou serviço ainda, o Loco e o Herrera foram mto ídolos e não teve nem metade desse 'glamour' aí.

    ResponderExcluir
  3. Saudades do Loco Abreu e do Herrera...

    ResponderExcluir
  4. A torcida mesmo com a derrota e as zoações dos gremistas cantaram e aplaudiram o Botafogo, quando cantaram ninguém cala esse nosso amor quase chorei de emoção em saber que todos os botafoguenses amam o Botafogo e sempre vão estar com ele nas derrotas ou vitórias. Tenho um enorme orgulho de ser botafoguense e de ter essa torcida maravilhosa !

    ResponderExcluir
  5. Espero que hoje nosso FOGÃO faça uma linda partida com vitória em cima do vasco. Pra cima deles GLORIOSO!! A Estrela é Solitária, mas a torcida não =)

    ResponderExcluir